Acontece no dia 20 de setembro, na Fazenda Reserva Heitor, em Patos de Minas-MG, o Dia de Campo da Rede de Mulheres Construtoras de Paisagem Regenerativa.
A iniciativa promovida pelo Consórcio Cerrado das Águas (CCA) com apoio do CEPF e IEB, tem como objetivo valorizar o protagonismo feminino no campo, promover trocas de experiências e fortalecer a construção coletiva de paisagens produtivas e sustentáveis no Cerrado Mineiro, sendo parte do movimento iniciado com encontros regulares com o público feminino.
O evento tem como anfitriãs as produtoras que são referência na cafeicultura regenerativa: Sheyla Heitor e Mariana Heitor. O Dia de Campo terá início às 7h30min, contando com uma programação voltada ao compartilhamento de práticas de manejo produtivo, estratégias de proteção da água, ações de restauração e caminhos para um futuro mais resiliente.
A organização do evento disponibilizará transporte saindo de Serra do Salitre e Patrocínio e as interessadas podem sinalizar a necessidade de transporte no momento da inscrição. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas clicando no botão abaixo
A realização e organização do evento é do CCA e conta com o apoio do CEPF – Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos e do IEB – Instituto Internacional de Educação do Brasil. O CEPF é uma iniciativa internacional que reúne a Agência Francesa de Desenvolvimento, Conservação Internacional, União Europeia, Fundação Hans Wilsdorf, Fundo Global para o Meio Ambiente, Governo do Canadá, Governo do Japão e Banco Mundial, com o objetivo de fortalecer a participação da sociedade civil na conservação da biodiversidade. Já o IEB atua como equipe de implementação regional do CEPF, promovendo formação, fortalecimento institucional e disseminação de conhecimento em prol de uma sociedade mais justa e sustentável.
O momento será de aprendizado, conexão e fortalecimento de uma rede feminina que transforma o Cerrado e o chamado, ampliando o protagonismo das mulheres na construção da paisagem regenerativa da região.
Sobre o Cerrado das Águas
O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e a sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.
Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.
A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet´s, EISA e X-Farm. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.
Confira Também
-
12/09/2025Construção civil vai precisar de mais de 200 mil profissionais qualificados até 2027
-
12/09/2025Inicia hoje o 1º Celebrar com entrada franca, show de Isadora Pompeo
-
12/09/2025Corpo de Bombeiros combate incêndio em residência em Patrocínio na noite de ontem
-
12/09/2025Imobiliária Central oferece diversas opções de imóveis em Patrocínio