Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade, recomendar conteúdo de seu interesse e otimizar o conteúdo do site. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossas Políticas de Privacidade e Termos de Uso, clique aqui.

O jornal que todo mundo lê
Publicidade
Geral
01/08/2025 - 16h03
Técnica de compostagem promove economia e sustentabilidade em propriedades do Cerrado Mineiro

Foi realizado no dia 16 de julho de 2025, na Fazenda 5 Estrelas, em Patrocínio-MG, propriedade de Ricardo e Gustavo Bartholo, o curso “A compostagem tropical: solução viável e lucrativa para a fazenda”. A iniciativa foi do Consórcio Cerrado das Águas (CCA) e contou com o apoio da Fundação Cargill e parceria da Agro Libertas e teve como objetivo apresentar de forma prática a técnica de compostagem orgânica voltada para o clima tropical.

Os produtores rurais e participantes aprenderam sobre a técnica e entenderam mais sobre a oportunidade de transformar resíduos que seriam descartados na propriedade em material sustentável para adubação na lavoura. Os conhecimentos foram repassados pelo agrônomo e mestre em Ciências Agrárias, Antônio Nascimento Silva Teixeira, especialista em compostagem em larga escala aplicada à agricultura regenerativa.

“Dentro desse evento, nós demos um minicurso sobre o processo de compostagem feito na fazenda. Essa técnica dá uma autonomia para o pequeno, médio e grande produtor produzir o próprio adubo a partir dos resíduos que ele encontra na fazenda. Então essa é a verdadeira adubação nos países de clima tropical que deveria ser utilizada e não adubo importado. O trabalho do Cerrado das Águas aqui na região ao longo desses anos todos é de fundamental importância para o futuro da cafeicultura da região”, afirma o especialista em compostagem orgânica, Antônio Teixeira.

Os produtores participantes se mostraram interessados na técnica que promove economia e ao mesmo tempo é aliada da sustentabilidade no campo, ampliando seus conhecimentos para a realização da prática de forma correta e eficiente, tendo o CCA como um caminho para alcance de resultados de impacto positivo, como avaliam os produtores do PIPC - Programa de Investimento no Produtor Consciente do CCA.

“A gente já tem a nossa natureza preservada na propriedade e o que a gente está buscando? Mais aprendizado. E junto com o Cerrado das Águas, vamos agregar mais valor para a nossa propriedade”, 

declara a produtora PIPC,  a Maria de Lourdes Barbosa Nunes. Para Leonildo Vicente de Paula, outro produtor PIPC, o trabalho apresentado foi agregador não só pelo conhecimento da técnica de compostagem, mas pelo apoio na transição para uma agricultura inteligente. 

“O Consórcio Cerrado das Águas é uma equipe que vem agregar com informações excelentes. Para nós que estamos nesse meio de tentar valorizar o nosso solo, diminuir o uso de agrotóxicos, melhorar a qualidade do solo esse auxílio é muito importante. Então eu só tenho a agradecer a equipe do Cerrado das Águas que nos convidou para participar desse evento. Vocês estão de parabéns”, avalia o produtor PIPC.

Técnica, teoria e prática para ampliação de conhecimentos da compostagem tropical


Além da teoria, o evento proporcionou uma visita técnica à área de compostagem da Fazenda 5 Estrelas, permitindo aos participantes vivenciar na prática como funciona um sistema eficiente de reaproveitamento de resíduos orgânicos para a melhoria da saúde do solo. Na oportunidade, o consultor especialista em compostagem orgânica da Agro Libertas, Fernando Marcos Gonçalves, explicou o processo de compostagem e tirou dúvidas dos participantes. O produtor rural PIPC, Gustavo Bartholo, também esclareceu as dúvidas e explanou sobre a trajetória da propriedade na implementação da técnica, destacando os resultados e benefícios conquistados ao longo do tempo. 

“Nós já trabalhamos com a  Agro Libertas há sete anos. Fazemos o composto com a parceria com eles. E esse ano nós abrimos as portas para o Consórcio Cerrado das Águas e vamos fazer o composto aqui na propriedade em parceria nossa e da Libertas para auxiliar os produtores que fazem parte da plataforma. O evento foi um sucesso”, avalia o anfitrião.

O curso faz parte de um esforço e movimento para capacitar produtores e produtoras da região na adoção de tecnologias de baixo custo e alto impacto ambiental positivo. Entre as estratégias abordadas estão a produção de compostagem orgânica, o uso de plantas de cobertura e o controle biológico de pragas. Essas técnicas, além de promoverem a regeneração dos solos, reduzem custos de produção e ampliam a resiliência das propriedades frente às mudanças climáticas.

De acordo com o CCA, a meta é fortalecer a tomada de decisão dos produtores na transição para modelos mais sustentáveis, criando também oportunidades de trabalho dentro da cadeia produtiva da agricultura regenerativa por meio de parcerias alinhadas ao propósito da plataforma colaborativa.“Essas parcerias são de extrema importância para ampliar as ações da nossa plataforma colaborativa e isso nos permite também construir caminhos para a paisagem regenerativa do Cerrado Mineiro”, considera a secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas, Fabiane Sebaio.


Sobre o CCA

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. 

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet’s, EISA e X-Farm. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel.  



Confira Também


Publicidade

no Facebook